institutos

VOLTAR

Conheça os institutos



Os Institutos SENAI de Inovação foram criados para proporcionar soluções ágeis e inovadoras sob medida às necessidades da indústria. Com os institutos, as empresas brasileiras estão mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro, de grande competição global e forte transformação tecnológica.

A organização em rede e de forma complementar e multidisciplinar é um diferencial. Quando um desafio é apresentado pela indústria, especialistas de várias unidades são reunidos em equipe, na qual também podem participar pesquisadores das empresas contratantes.

Os institutos estão instalados próximos a complexos industriais e universitários, com o objetivo de facilitar o fluxo de conhecimento científico e tecnológico. Há unidades nas cinco regiões do país, um incentivo à criação de espaços de inovação também fora dos grandes centros tradicionais.

Laboratórios de última geração estão equipados com máquinas e equipamentos de ponta para oferecer pesquisa aplicada e serviços tecnológicos de alto valor agregado. Os talentos que integram as equipes dos institutos têm origem nas universidades, institutos de pesquisa nacionais e internacionais, além da  indústria. A maior parte das equipes possui títulos de mestrado e doutorado. Quando um projeto exige conhecimento ou equipamentos inexistentes no Brasil, a rede busca parceiros estrangeiros referência na área.

Seis institutos já são credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e suas iniciativas contam com recursos diferenciados para financiamento de projetos. Os institutos ainda desenvolvem projetos com recursos de investimentos diretos pelas empresas, financiamento pelo Edital de Inovação para a Indústria ou outras fontes regionais e nacionais de fomento à pesquisa e inovação.