Localizado em Salvador, Bahia, dentro do Campus SENAI CIMATEC, o Instituto SENAI de Inovação em Conformação e União de Materiais tem a missão de desenvolver materiais inovadores para a indústria, avançar em tecnologias de conformação e responder às demandas do setor produtivo por soluções na união de diferentes materiais. Essas etapas de produção são essenciais para avanços na manufatura, sobretudo para setores estratégicos da indústria brasileira, como petróleo e gás, automotivo e aeronáutico.

Ícone prédio Infraestrutura

Área construída atual: 7.912m2 dentro do Campus SENAI CIMATEC

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

 

Ícone medalha bicolor azul escuro e azul claro Credenciamentos e premiações

 

 

Áreas de atuação


 

Tecnologia de Materiais aplicada à Conformação e União de Materiais


O desenvolvimento de novos materiais é extremamente importante para conseguir avanços na manufatura. O Instituto SENAI de Inovação em Conformação e União de Materiais desenvolve manufatura e fornece especificações detalhadas de materiais inovadores para a indústria.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Processos de Conformação de Materiais


O mercado atual exige avanços tecnológicos nas áreas de conformação a quente e a frio. A inovação e o desenvolvimento de novos processos de fabricação dentro da área de conformação mecânica como, por exemplo, na metalurgia do pó, visam viabilizar novas soluções de manufatura de peças e componentes com objetivo de redução de custos e diminuição do impacto ambiental.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Processos de União de Materiais


Os avanços nas tecnologias de união de materiais são reflexos da necessidade da indústria por materiais cada vez mais leves e resistentes. Os desafios são desde automação e simulação de processos convencionais por arco elétrico até o desenvolvimento de processos de alta energia (laser e feixe de elétrons) e no estado sólido (FSW).

O uso cada vez maior de estruturas híbridas (mais de um material) e os desafios metalúrgicos na união de ligas não ferrosas com ferrosas são avanços a serem conquistados.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos