Desenvolver materiais sustentáveis, com melhor desempenho, durabilidade e menor consumo de energia são os objetivos do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros. Instalado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o instituto pesquisa novos insumos, aplicações e composições em polímeros, como borrachas, plásticos, tintas e adesivos. Com equipamentos de última geração que simulam o ambiente industrial, equipe altamente qualificada e laboratórios, o instituto tem capacidade de avaliar e desenvolver produtos, processos e soluções, aumentando a competitividade de diversos setores industriais.

Ícone prédio Infraestrutura

Área construída atual: 7. 000m²


 

Ícone medalha bicolor azul escuro e azul claro Credenciamentos e premiações

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

 

 

Áreas de atuação


 

Borracha (Elastômeros)

Materiais poliméricos amplamente utilizados em pneus para veículos, sistemas de vedação, esteiras de transporte e em peças automotivas, os maiores desafios enfrentados na área da borracha dizem respeito à elaboração de produtos de melhor desempenho, menor custo e mais sustentáveis. O instituto também pesquisa alternativas sustentáveis e de fontes renováveis para utilização como químicos e aditivos para elastômeros, como cargas, óleos plastificantes, entre outros.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Blendas e Compósitos

Materiais de importância crescente, blendas e compósitos têm sido utilizados para substituir materiais comuns como metal e madeira. Entre as blendas, as características de durabilidade e flexibilidade de novas misturas em elastômeros termoplásticos de alto desempenho (TPEs) e a maior resistência à temperatura apresentada por elastômeros termoplásticos vulcanizados (TPVs) abrem oportunidades de uso na indústria de calçados e automobilística, por exemplo. Já os compósitos ganham espaço na indústria pela capacidade de moldagem, leveza do produto final e versatilidade de aplicações. Associadas à aplicação de nanoaditivos, cargas e fibras naturais oferecem alternativas sustentáveis para a construção civil, aeronáutica, entre outras.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Tintas e Adesivos

Largamente utilizados em embalagens, carros, eletrônicos, calçados, construção civil, têxteis, entre outros bens de consumo, as tintas e adesivos são materiais de revestimentos e união que precisam de melhoria constante e customização nas aplicações. Nessas áreas, um dos maiores desafios tem sido o desenvolvimento de produtos com aplicações especiais e desempenho superior, que tenham baixo impacto ao ambiente e às pessoas.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Plásticos

Materiais plásticos são aplicados em distintos produtos e mercados como de saúde, cosméticos e embalagens. A melhoria constante nas propriedades e no desempenho tem feito com que o plástico seja utilizado em aplicações antes reservadas a materiais tradicionais, como o aço e a madeira. Pelas características de fácil aditivação, reciclagem e moldagem, aliadas ao desenvolvimento de processos mais eficientes, leva ao aumento contínuo da demanda e da aplicação de materiais termoplásticos.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Síntese de Polímeros

Grandes esforços têm sido feitos em todo o mundo no desenvolvimento de matérias-primas alternativas para a síntese de polímeros e seus monômeros de fontes renováveis. O desenvolvimento de novas grades, modificações e funcionalizações visando a novas estruturas e propriedades são também oportunidades para esta área. Polímeros sustentáveis, biocompatíveis e de fontes renováveis passam a ser alternativas crescentes para a utilização em aplicações, tais como embalagens e produtos para área médica.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos