O Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser é o primeiro centro de processamento de materiais a laser da América Latina. Com aplicações em vários setores industriais, o laser tem propriedades diretamente ligadas aos conceitos da manufatura avançada, podendo ser utilizado em múltiplas tarefas. Por isso é uma das tecnologias mais versáteis e em expansão da atualidade. O instituto oferece à indústria estrutura única, com equipamentos exclusivos, como a segunda maior máquina do mundo em deposição de metais a laser e a oportunidade de desenvolver produtos e soluções inovadores.

Ícone prédio Infraestrutura

Área construída atual: 7.981 m² (compartilhada com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura), tendo os laboratórios laser uma área de 395 m²

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

 

Ícone medalha bicolor azul escuro e azul claro Credenciamentos e premiações

 

 

Áreas de atuação


 

Manufatura Aditiva a Laser

A plataforma de manufatura aditiva a laser do instituto atua no desenvolvimento de parâmetros de processos, protótipos funcionais e reparo de componentes por meio de métodos de impressão 3D de metais, como fusão seletiva e deposição de metais a laser. A construção de componentes camada a camada permite a fabricação de produtos com formas que antes eram impossíveis de serem fabricadas, bem como a customização em massa.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Tratamento de Superfícies a Laser

O Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser desenvolve pesquisa e realiza tratamentos de superfícies para aumentar a resistência ao desgaste de componentes com revestimentos depositados a laser, mudar as propriedades de materiais de maneira precisa e localizada e texturizar ou funcionalizar a superfície de qualquer material com a tecnologia do laser pulsado rápido e ultrarrápido.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Soldagem e Corte a Laser

O instituto oferece pesquisa e desenvolvimento de processos de corte, soldagem, soldagem híbrida, processos de alta produtividade, de alta qualidade e de baixo aporte térmico. Na soldagem a laser, pode-se trabalhar desde a microsoldagem até a soldagem de alta penetração. São processados polímeros e metais, incluindo a soldagem entre materiais dissimilares.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos