É possível impulsionar o desempenho de um produto modificando as propriedades dos materiais que o compõem. O Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos atua no desenvolvimento e na otimização do uso de materiais não metálicos, como polímeros, cerâmicas e compósitos para dar mais competitividade ao produto brasileiro. Instalado em São Bernardo do Campo, em São Paulo, o instituto é composto por dois laboratórios, equipamentos de última geração e uma equipe de especialistas preparados para atender a diversas demandas da indústria.

 

Ícone prédio Infraestrutura

Prédio atual: 410 m²

Ícone Laboratório Dois laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

Áreas de atuação


 

Metodologias de Design Computacional, Simulação, Caracterização, Análise e Prototipagem de Novos Materiais

 

Parte do processo de melhoria de um produto consiste em identificar e analisar os materiais que o compõem. O instituto conta com equipamentos de ponta capazes de desenvolver metodologias de identificação de materiais, além de auxiliar no design de produtos, utilizando técnicas de simulação e equipamentos de prototipagem para avaliar a funcionalidade e a estética de um produto proposto.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Modificação de Superfícies e Desenvolvimento de Adesivos Estruturais

 

A combinação de materiais diferentes, como polímeros e cerâmicas, pode melhorar as propriedades de produtos de alto desempenho. O instituto auxilia no desenvolvimento de adesivos para promover a união de interfaces diferentes, aumentando as possibilidades de desenvolvimento de novos materiais e produtos.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Desenvolvimento de Biomateriais e Respectivos Processos

Os biomateriais são apontados como uma megatendência mundial para os próximos anos, pois têm aplicações versáteis, a exemplo da saúde, na fabricação de próteses, e da indústria de embalagens. Assim o instituto pode oferecer soluções para o desenvolvimento de matérias-primas relacionadas à área de biomateriais, otimizando as propriedades e os processos produtivos.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Desenvolvimento de Cerâmicas Avançadas e Processos

 

O instituto tem como uma de suas áreas de atuação o desenvolvimento de cerâmicas avançadas para utilização em diversos ramos da indústria, como em aplicações que demandam um baixo coeficiente de atrito para prolongar a vida útil de equipamentos, ou em sistemas que demandam grande capacidade de isolamento térmico aliada a um design inovador.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Desenvolvimento de Materiais Compóstios Leves e Processos

Materiais compósitos e leves aliam a leveza de polímeros com a rigidez de cerâmicas e metais, tornando-os indispensáveis para melhorar o desempenho de produtos. O Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos oferece soluções para desenvolvimento desses materiais de acordo com as necessidades da indústria, promovendo a otimização das propriedades e do processo produtivo.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos