O Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, localizado em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, atua na inovação de processos de fabricação, de sistemas de manufatura e no desenvolvimento integrado de produtos. Seu corpo técnico é composto por especialistas nas áreas de fabricação, automação, simulação de sistemas, materiais, eletrônica, metrologia e controle de qualidade, inseridos em novos laboratórios, equipados com equipamentos de vanguarda tecnológica.

Ícone prédio Infraestrutura

Novo prédio com 3.195 m2 se soma à infraestrutura já existente que inclui o Laboratório de Metrologia com 884 m²

 

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

 

Ícone medalha bicolor azul escuro e azul claro Credenciamentos e premiações

 

 

Áreas de atuação


 

Tecnologias de usinagem e de manufatura aditiva

Contando com máquinas para a usinagem de superfícies complexas, bem como equipamentos para manufatura aditiva (metálica, cerâmica e polimérica), os especialistas do instituto analisam parâmetros de processo e auxiliam na tomada de decisão para o desenvolvimento dos processos envolvidos na manufatura de produtos, considerando variáveis como materiais, ferramentas, insumos, design, montagem, custo, dentre outros fatores.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Tecnologias de medição por coordenadas em grandes volumes

Preparada para interagir com os demais setores do instituto, a área de metrologia atua no desenvolvimento de pesquisa, visando integrar novas tecnologias de medição aos processos produtivos e dar suporte ao desenvolvimento de novos produtos.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Soluções integradas por manufatura digital

O instituto já desenvolve equipamentos inteligentes para diversos setores (agroindústria e transformação mecânica), assim como projeta sistemas metalmecânicos auto-organizáveis, orientados para obtenção de eficiência energética. Também são utilizadas técnicas de manufatura digital, que integram o escaneamento de ambientes (e de recursos de produção) ao comissionamento virtual, para a simulação de diferentes cenários de produção, orientadas ao projeto de novas linhas de produção ou à melhoria contínua de processos fabris.

 

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Tecnologias de interação

A mais nova e uma das mais modernas infraestruturas orientadas para a Captura de Movimentos por Imagens. Com isso, o instituto é capaz de auxiliar no desenvolvimento de produtos customizados, como componentes aeronáuticos, automotivos, materiais esportivos, calçados, próteses e órteses. Além disso, é possível atuar no desenvolvimento de processos ergonomicamente mais eficientes.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos