O avanço dos processos e produtos industriais é diretamente relacionado ao desenvolvimento da microeletrônica, principalmente com a evolução da manufatura avançada. Nesse contexto, o Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica, sediado em Manaus, no Amazonas, tem um papel estratégico no desenvolvimento de novas tecnologias e na modernização da indústria nacional. Em cinco laboratórios, montados com um conjunto único de equipamentos no Brasil, é possível trabalhar um chip a partir de uma lâmina de silício até o encapsulamento.

Ícone prédio Infraestrutura

Área construída atual: 600 m²

 

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

 

Ícone cumprimento de mãos bicolor azul marinho e azul claro Credenciamentos e premiações

 

 

Áreas de atuação


 

Projeto de Sistemas e Sensores


O Instituto SENAI em Microeletrônica desenvolve estudos e tecnologias em sensores com base semicondutora, como um instrumento versátil e cada vez mais demandado pela indústria. Os projetos do instituto buscam oportunidades de uso dos sensores na saúde em diagnósticos médicos rápidos, fundamentais para o futuro da indústria cosmética e farmacêutica. Na agricultura, os dispositivos sensores podem ajudar a monitorar o estado nutricional das plantas, a qualidade do solo e controlar sistemas de irrigação.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Sistemas inteligentes - empacotamento

Os sensores coletam dados precisos, mesmo sob condições atmosféricas extremas. Por isso, seu empacotamento (packaging) é tão importante. A proposta do instituto é resolver o desafio, com soluções para câmeras em miniatura, empacotamento com abertura para sensores de gases e líquidos e desenvolvimento de sensores e packaging específicos para diagnósticos rápidos e precisos de doenças.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Caracterização eletrônica e confiabilidade

Os especialistas do instituto executam testes de caracterização em componentes eletrônicos para liberação rápida de nova linha de produção em bens de consumo, avaliam componentes com inadequação em campo e indicam alternativas mais adequadas. A unidade ainda analisa e propõe alterações na linha de produção para eliminar defeitos em placas de circuitos impressos.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Sensores em Monitoramento de Processos

Sensores são aliados importantes para monitorar processos produtivos em conjunto com sistemas eletrônicos e algorítmos de análise de dados, seu uso é crescente na indústria, pois ele é estratégico na redução de defeitos de fabricação, no controle de qualidade e no rastreamento de produtos.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos