pesquisa

VOLTAR

Conheça nossas áreas de pesquisa

Sediado em Manaus, no Amazonas, com uma área construída de 600 m², o Instituto SENAI de Inovação em Microfabricação possui equipamentos de ponta e pesquisadores qualificados para o desenvolvimento de sistemas e sensores microeletrônicos; sistemas microeletrônicos inteligentes (empacotamento); caracterização eletrônica e confiabilidade, e sensores microeletrônicos em monitoramento de processos.

A unidade tem os seguintes laboratórios: encapsulamento de semicondutores; confiabilidade e caracterização; materiais; sistemas inteligentes; caracterização elétrica, e deposição. Dentre os equipamentos, destacam-se: dicing; back grinding; die attach; wire bonding; molding; sputtering; PECVD; DRIE; litografia; tomógrafo de RX; termografia; MEV; potenciostato; snálise de parâmetros de semicondutores; câmeras climáticas, e metalografia.

Conheça nossas principais áreas de pesquisa:

Desenvolvemos estudos e tecnologias em sensores com base semicondutora, como um instrumento versátil e cada vez mais demandado pela indústria. Nossos projetos buscam oportunidades de uso dos sensores na saúde, em diagnósticos médicos rápidos, fundamentais para o futuro da indústria cosmética e farmacêutica. Na agricultura, os dispositivos sensores podem ajudar a monitorar o estado nutricional das plantas e a qualidade do solo, além de controlar sistemas de irrigação.

Projeto-de-sistemas-e-sensores-microeletrônicos.png

Conheça as linhas de pesquisa:

  • Sensores multifuncionais, bioeletrônicos
     
  • Testes rápidos de moléstias; eletrônica vestível
     
  • Sistemas de sensores inteligentes (autoteste, autocalibração)

Os sensores coletam dados precisos, mesmo sob condições atmosféricas extremas. Por isso, seu empacotamento (packaging) é tão importante. Nossa proposta é resolver o desafio, com soluções para câmeras em miniatura, empacotamento com abertura para sensores de gases e líquidos e desenvolvimento de sensores e packaging específicos para diagnósticos rápidos e precisos de doenças.

Sistemas-microeletrônicos-inteligentes.png

Conheça as linhas de pesquisa:

  • Integração escala chip / Wafer
     
  • Soluções de empacotamento com foco em design e processos
     
  • Eletrônica integrada com baixo consumo em energia

Nossos especialistas executam testes de caracterização em componentes eletrônicos para liberação rápida de nova linha de produção em bens de consumo, avaliam componentes com inadequação em campo e indicam alternativas mais adequadas. Analisamos e propomos alterações na linha de produção para eliminar defeitos em placas de circuitos impressos.

Caracterização-eletrônica-e-confiabilidade.png

Linhas de pesquisa:

  • Testes de estresse (tempo de vida)
     
  • Caracterização de materiais e definição do tipo de empacotamento
     
  • Confiabilidade de sistemas

Sensores são aliados importantes para monitorar processos produtivos em conjunto com sistemas eletrônicos e algorítmos de análise de dados. Seu uso é crescente na indústria, pois ele é estratégico para redução de defeitos de fabricação, controle de qualidade e rastreamento de produtos.

Sensores-microeletrônicos-em-monitoramento-de-processos.png

Linhas de pesquisa:

  • Tecnologias de sensoriamento e processamento autônomo
     
  • Sistemas e sensores de imagem
     
  • Sensores de monitoramento em processos de manufatura


Conheça nossas principais plataformas tecnológicas:

Sistemas e sensores microeletrônicos

Soluções microeletrônicas para monitoramento de processo

Caracterização eletrônica de semicondutores

Sistemas Inteligentes - SoC (System on a Chip)