soluções

VOLTAR

Conheça nossos produtos

Localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Centro de Inovação e Tecnologia da Federal das Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral iniciou sua atuação vinculado à Fundação Centro Tecnológico
de Minas Gerais (CETEC).

Há mais de 40 anos, atua em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a inovação da indústria mineral nacional, contribuindo para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, com ganhos de eficiência, redução de custos e impactos ambientais. O instituto atende ao setor de mineração que trate quaisquer minérios (metálicos, industriais, estratégicos, agrominerais); além da indústria de fertilizantes; indústria cimenteira e fornecedores de equipamentos e insumos para processamento mineral.

Conheça nossos principais produtos:

Com a diminuição dos teores e aumento da complexidade dos minérios na atualidade, a busca por estudos detalhados de minerais e rochas vem crescendo a cada dia. A determinação da mineralogia e suas propriedades como distribuição granulométrica, associação e liberação mineral, em associação às características físicas e químicas das amostras, são de extrema importância para indicação das melhores rotas de processamento e concentração.

Caracterização-física,-química-e-mineralógica-em-amostra-de-Kamafugito.jpg

Caracterização física, química e mineralógica em amostra de Kamafugito

O projeto focou na determinação das propriedades físicas, químicas e mineralógicas de amostras de Kamafugito. A partir dos resultados, determinou-se a composição granuloquímica das amostras estudadas, as características físicas e o comportamento das amostras ao processo de moagem, a composição mineralógica e o comportamento das fases minerais em diferentes frações granulométricas, avaliando a associação e liberação mineral das fases de interesse.

O aumento tecnólogico envolvido nas etapas de caracterização de minérios, bem como em processos de concentração, possibilitou o desenvolvimento de novas rotas de processamento mineral e otimização das que se encontram em utlização, tendo em vista a complexidade dos minérios processados nos dias atuais. Dessa forma, é possível alcançar um melhor aproveitamento dos recursos minerais, minimizando geração de resíduos.

Estudos-Técnicos-de-Rotas-de-Processo-Alternativas,-Visando-o-Aumento-da-Recuperação-de-metal-de-interesse.jpg

Estudos técnicos de rotas de processo alternativas, visando ao aumento da recuperação de metal de interesse

O projeto foi realizado com foco na utilização de rotas alternativas de processamento mineral no intuito de determinar parâmetros para maximizar a recuperação de metal de interesse, determinando a possibilidade de remoção de contaminantes.

A busca pelo aumento de produtividade em consonância com a redução de impacto ambiental tem ganhado destaque na indústria mineral nos tempos atuais. Dessa forma, a obtenção de processos alternativos de menor impacto ambiental, como processos a seco, ou a aplicação dos resíduos com soluções inovadoras, como obtenção de produtos de alto valor agregado, encontram-se no radar das empresas de mineração, tendo em vista a possibidade de geração de receita e diminuição dos passivos.

Aproveitamento de minérios marginais e fontes alternativas de nutrientes para a obtenção de fertilizantes por processos não convencionais

O projeto desenvolveu processos de caráter não convencionais capazes de extrair com eficiência nutrientes de minérios marginais e de fontes alternativas. Dessa forma, proporcionou o aproveitamento destes  minérios e outros resíduos de mineração ainda não exploradas comercialmente, reduzindo o déficit da demanda nacional por fertilizantes.

Desenvolvimento-de-Processos-para-Potencializar-a-Solubilidade-do-Potássio-do-Pó-de-Basalto.jpg

Desenvolvimento de processos para potencializar a solubilidade do potássio do pó de basalto 

O projeto visou a desenvolver processos para potencializar a disponibilidade de potássio proveniente de feldspato no processo de rochagem, por condicionamento térmico (metalúrgico) e químico. Com isso, ampliou as oportunidades do uso das rochas como fonte de potássio nos sistemas agrícolas e reduziu o déficit da demanda nacional por fertilizantes.

A determinação de rotas de processo para melhor aproveitamento deve ser realizada em escala de bancada, para definição dos parâmetros, e também em escala de piloto. O escalonamento de processos minerais em planta piloto é importante para otimização dos parâmetros previamente indicados, etapa indispensável para o scale up voltado para as escalas industriais, possibilitando o melhor aproveitamento dos recursos minerais.

Recuperação-de-metais-de-interesse-a-partir-de-rejeitos-minero-metalúrgicos.jpg

Recuperação de metais de interesse a partir de rejeitos minero-metalúrgicos

O projeto possibilitou o desenvolvimento de rotas de processos de concentração para recuperação de metais valiosos de rejeitos minero-metalúrgicos em escalas de bancada e piloto. Dessa forma, permitiu um melhor aproveitamento econômico de rejeito do processo de beneficiamento de minério, otimização da recuperação mássica do processo e a redução de passivos ambientais.

Serviços-Metrológicos.jpg

Serviços metrológicos

Oferecemos uma gama de serviços metrológicos relacionados às características físicas e químicas dos materiais, tais como: determinação de densidade real e aparente, porosidade, área superficial específica, umidade e distribuição granulométrica, utilizando métodos de peneiramento, cyclosizer, granulômetro a laser e análise química qualitativa por espectrometria de raios X (EDX).

 


 

Serviços-Técnicos-Especializados.jpg

Serviços técnicos especializados

Oferecemos serviços técnicos especializados na realização de testes de rotas de processo com parâmetros pré-estabelecidos e preparação de amostras. Além disso, atuamos na área de caracterização mineralógica utilizando diferentes métodos, tais como: microscopia ótica, estereomicroscopia, difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura e análise de liberação mineral automatizada.