A sustentabilidade é condição fundamental para a competitividade da indústria atual. O Instituto SENAI de Inovação em Química Verde desenvolve soluções industriais utilizando técnicas alternativas e matérias-primas renováveis para a criação de produtos e processos mais eficientes, de menor custo e que reduzem ou eliminam o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação concentram abordagens tecnológicas capazes de prevenir a poluição, substituir insumos tóxicos e reduzir o consumo de recursos não renováveis. Instalado em uma área de 2.400 m² no Rio de Janeiro, o instituto tem cinco laboratórios de última geração e uma equipe de especialistas altamente qualificados para atender às demandas da indústria.

Ícone prédio Infraestrutura

Área construída atual: 2.400 m² Unidade TIJUCA – Sistema FIRJAN

 

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

 

Ícone medalha bicolor azul escuro e azul claro Credenciamentos e premiações

 

 

Áreas de atuação


 

Química analítica verde

A química verde busca desenvolver soluções industriais sustentáveis, a partir de metodologias mais eficientes e de menor custo para diversas análises químicas, quando comparadas às técnicas convencionais.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Extração de matérias-primas a partir de fontes renováveis

O instituto desenvolve soluções para a produção de matérias-primas de alto valor agregado a partir de fontes renováveis, utilizando rotas químicas e intensificação de processos. Atualmente desenvolve pesquisas a partir de microalgas e da biodiversidade brasileira para os segmentos farmacêutico, cosmético e alimentício.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Petóleo e petroquímico

A exploração de petróleo depende de uma série de procedimentos que determinam as características do óleo extraído. Com base nos resultados, as empresas tomam decisões estratégicas a respeito da extração e do refino, por exemplo. Por isso, otimizar processos é fundamental para a competitividade do setor e é um dos grandes desafios para o Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, que desenvolve tecnologias para reduzir tempo e custo.

 

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Química e sustentabilidade

O instituto fornece soluções para que as empresas se tornem ambientalmente sustentáveis. Tecnologias para o tratamento de resíduos e eficiência energética são alguns dos exemplos de atividades desenvolvidas.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Tratamento de solos, efluentes e reuso de água 

O Instituto SENAI de Inovação em Química Verde trabalha em parceria com a indústria para encontrar soluções ambientais para tratamento de solos, sistemas de tratamento de efluentes e reuso de água a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de remediação e processos físico-químicos. Essa linha temática de atuação consiste no desenvolvimento de soluções para a otimização de recursos nos mais diversos segmentos industriais.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos