história

VOLTAR

Conheça nossa história

O Instituto SENAI de Inovação em Química Verde foi inaugurado em 21 de outubro de 2015, para complementar as competências da rede dos institutos de inovação do SENAI. Essa rede é uma resposta do SENAI para a necessidade das empresas brasileiras de apoio a projetos estruturantes de pesquisa, desenvolvimento e Inovação (PD&I). Os institutos SENAI de Inovação atuam como agente de conexão ágil, profissional e eficiente entre o setor industrial e os centros de pesquisa científica e tecnológica.

O Instituto de Inovação em Química Verde tem como objetivo promover o crescimento industrial sustentável, seguindo os princípios da química verde, e desenvolve projetos para os mais diversos setores, como petroquímico, farmacêutio, cosmético, óleo e gás, alimentos e bebidas e biocombustíveis.

Para sua inauguração, foi realizado o Seminário Internacional de Química Verde, que discutiu temas relacionados ao segmento, como tendências no país, seu papel na segurança química e importância da bioeconomia. O encontro contou com a participação de 110 pessoas, entre autoridades, consultores, além de representantes de universidades, da indústria, de instituições de pesquisa e de fomento.

O Instituto SENAI de Inovação em Química Verde está localizado na Unidade Tijuca do Sistema Firjan (Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).