O instituto

VOLTAR

Conheça nossa história, missão e visão

História


O SENAI inaugurou, no dia 21 de outubro de 2015, o primeiro Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, no Brasil. O instituto complementa as competências dos demais institutos de inovação da rede SENAI, e tem como objetivo promover o crescimento industrial sustentável, seguindo os princípios da química verde.

Durante a inauguração foi realizado o Seminário Internacional de Química Verde, que discutiu temas relacionados ao segmento, como tendências, seu papel na segurança química e a importância da bioeconomia. O encontro contou com a participação de 110 pessoas, entre autoridades, consultores, representantes de universidades, da indústria, instituições de pesquisa e de fomento.

O Instituto SENAI de Inovação em Química Verde está situado na unidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na Tijuca, junto com o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, e desenvolve  projetos para os mais diversos setores, como petroquímico, farmacêutico, cosmético, óleo e gás, alimentos e bebidas e biocombustíveis.


Missão


Promover a competitividade da indústria brasileira por meio da transferência de conhecimento, pesquisa aplicada e inovação.


Visão


Tornar-se uma referência nacional e internacional para a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de processos e produtos industriais, contribuindo para o desenvolvimento da indústria química e de transformação química.