O avanço da manufatura e as possibilidades de criar produtos customizados em massa exigem sistemas, processos e materiais de alto desempenho. Esses são os principais eixos de atuação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura. Nos seis laboratórios do instituto, que ocupam 3.752 m2 dentro do Complexo I do SENAI em Joinville, em Santa Catarina, especialistas trabalham com os melhores equipamentos para oferecer soluções tecnológicas que contribuam para a competitividade da indústria.

Ícone prédio Infraestrutura

Área atual: prédio dedicado à inovação, compartilhado entre Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser, totalizando 7.980 m².

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

 

Ícone medalha bicolor azul escuro e azul claro Credenciamentos e premiações

 

 

Áreas de atuação


 

Desenvolvimento de Processos de Usinagem

A fim de maximizar o desempenho dos processos de usinagem, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura atua no desenvolvimento e otimização de sistemas de manufatura por remoção e na adição de material simultaneamente, chamado de manufatura híbrida. O instituto também é capaz de desenvolver a cadeia completa de fabricação na micromanufatura, desde o projeto até os testes, passando pela simulação e protótipo do conceito.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Tecnologia de Materiais aplicados a Processos de Usinagem

O instituto oferece soluções para o desenvolvimento de novos materiais e recobrimentos utilizando técnicas avançadas de caracterização e simulação.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Desenvolvimento de Produtos e Máquinas Automáticas

Com o avanço da customização em massa, aliado à tendência da interferência mínima do homem no processo produtivo, o desenvolvimento de novos produtos, sistemas de produção e máquinas automáticas são muito importantes para a indústria. O instituto utiliza os conceitos da manufatura avançada para o desenvolvimento de protótipos de máquinas e produtos de bens de consumo e valida as provas de conceito deles mesmos, por meio do design estratégico.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos