Localizado em Belém, no Pará, o Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais tem a missão de oferecer soluções em produtividade e sustentabilidade para toda a cadeia mineral, da indústria de extração até fabricantes de produtos que usam minerais como insumos. O instituto trabalha com equipamentos de ponta e uma equipe de especialistas voltada ao desenvolvimento de tecnologias limpas, melhoria de processos, ganhos de eficiência e segurança nas atividades industriais. Atende empresas de todos os portes, desde grandes mineradoras interessadas em novas tecnologias de extração até pequenas empresas e startups de setores que utilizam minerais.

Ícone prédio Infraestrutura

Prédio com 3.000 m² de área construída, localizado no Centro de Belém (Tv. Dr. Moraes, nº 78, Bairro Nazaré)

Ícone Laboratório Principais laboratórios


 

Ícone microscópio Principais equipamentos

Ícone Alvo bicolor azul marinho e azul ciano Segmentos de mercado

 

 

Ícone medalha bicolor azul escuro e azul claro Credenciamentos e premiações

 

 

Áreas de atuação


 

Tecnologias Limpas: Reuso, Reciclagem e Monitoramento de Resíduos e Efluentes

O emprego de tecnologias para minimizar o impacto ao meio ambiente é uma das principais necessidades da cadeia mineral. O portfólio de serviços do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais engloba soluções destinadas à redução, ao reuso e à reciclagem de resíduos pela indústria, com destaque para o desenvolvimento parametrizado de produtos com maior valor agregado a partir de resíduos. Trabalha ainda com técnicas modernas para monitoramento de barragens, disposição de efluentes e recuperação de áreas degradadas.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Desenvolvimento da Cadeia de Valor Mineral

As empresas ligadas ao segmento mineral estão entre as maiores contribuintes da economia brasileira, mas ainda existe margem de crescimento por meio do aumento do valor agregado dos produtos. O instituto trabalha com melhorias de processos no início da cadeia mineral até o desenvolvimento de produtos para o usuário final dos minerais. Elabora ainda ferramentas de mensuração de impactos e monitoramento das contrapartidas socioeconômicas e ambientais nas regiões onde as indústrias atuam.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Infraestrutura e Logística Mineral

A cadeia mineral tem desafios de infraestrutura e logística estabelecidos pelas grandes dimensões dos empreendimentos e localizações em áreas muitas vezes remotas. Em parceria com a rede SENAI, o instituto oferece soluções individualizadas para a cadeia mineral, como modernização da infraestrutura para aumento de produtividade e redução do consumo de insumos, além de tecnologias em transporte de minerais e outros serviços.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos


Segurança na Indústria

Os segmentos industriais extrativista e de transformação têm grande preocupação com a segurança, visto que as operações exigem máquinas pesadas em ambientes inóspitos. O instituto propõe soluções para aumento da confiabilidade de equipamentos, adequações em locais remotos e redução de acidentes.

ícone lupa bicolor azul marinho e azul ciano Serviços oferecidos