alianças de mercado

VOLTAR

Conheça nossas alianças de mercado

A rede de Institutos SENAI de Inovação se organiza para atuar integrada a tendências globais, para atender às demandas da indústria, com soluções multidisciplinares. São exemplos de temas emergentes: manufatura aditiva, manufatura avançada, computação em nuvem, robótica, mobilidade e energia.

 

Indústria+Avançada



Indústria 4.0

As novas tecnologias resultantes da conectividade, eletrônica e computação criaram, para o setor produtivo, condições para a chamada Indústria 4.0, termo cunhado na Alemanha em alusão a uma possível quarta Revolução Industrial.

Uma nova geração de sensores e de sistemas de supervisão e controle são capazes de coletar, armazenar, processar dados sobre o processo produtivo e permitir melhor conexão entre trabalhadores, equipamentos e máquinas. As instalações agora são capazes de trocar informações sobre a produção para tomar decisões de forma autônoma e realizar ações para balanceamento, facilitando a supervisão humana e a eficácia das decisões.

Os benefícios são: aumento da produtividade e segurança; redução de erros e desperdícios; economia de energia; conservação ambiental, e personalização de produtos. Há uma redução de custos, porque é possível fazer uma manutenção preventiva de forma mais efetiva, além de identificar mais rapidamente a necessidade de manutenção corretiva.


Indústria+Avançada

Sob esse contexto, a rede de Institutos SENAI de Inovação criou a aliança de mercado Indústria+Avançada, com o objetivo de introduzir técnicas da Manufatura Avançada/Indústria 4.0 em pequenas e médias empresas brasileiras. As soluções ofertadas para as indústrias podem ser escalonadas nos seguintes níveis:

Indústria + informada

Serão instalados sensores em máquinas e equipamentos para coleta de dados sobre a produção.
O objetivo é levantar informações detalhadas da operação para controle, qualidade e tomada de decisão;
 

Indústria + integrada

Os dados coletados serão analisados por meio de sistemas computacionais.
O objetivo é otimizar a cadeia de valor, integrando fornecedores e clientes ao processo produtivo;
 

Indústria + inteligente

Serão implementados projetos de inteligência, visando à customização em massa de produtos industriais, por meio de fábricas autogerenciáveis, flexíveis, seguras e eficientes.
 

Projetos-piloto

Foi criado, em parceria com o governo federal, um programa para estruturação e aplicação dos conceitos de Manufatura Avançada em indústrias brasileiras. A primeira fase do programa já está em andamento, com sete projetos-piloto desenvolvidos com foco em dois temas de atuação:

Digitalização de manufatura

A aliança desenvolve projetos com quatro empresas, com o objetivo de redução dos custos para transformar processos produtivos manuais em digitais

Sensoriamento e conectividade

As plantas industriais de três empresas receberam sensores para levantamento de dados, com o objetivo de gerar soluções para o balanceamento da produção e subsídios para a tomada eficiente de decisões
 

Os projetos-piloto do Indústria+Avançada contam com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e fazem parte de uma das etapas de expansão do Programa Brasil Mais Produtivo: Digitalização e Conectividade. O aprendizado gerado pelos projetos vai permitir a aplicação dessas soluções em outros setores.
 

Digitalização
 

Whirlpool (Joinville-SC)
Grande porte

Desenvolvimento de software capaz de treinar, por meio de realidade aumentada, operadores para a realização de setups complexos de equipamentos.

Objetivos: aumento da produtividade, principalmente de operadores inexperientes; aumento da confiabilidade das operações de setup, e redução dos custos para deslocamento de especialistas.

Tempo de execução: 12 meses
 

Embraco (Joinville-SC)
Grande porte 

Digitalização de uma linha de montagem, para que sistemas de monitoramento sejam responsáveis pela identificação de parâmetros de máquinas, monitoramento e integração do processo produtivo

Objetivo: introduzir tecnologias de robótica colaborativa e impressão 3D para detecção de gargalos produtivos e aumento da eficiência.

Tempo de execução: 12 meses
 

Bruning (Panambi-RS)
Pequeno porte 

Desenvolvimento de um ambiente de simulação para processos KAIZEN, aplicados a virtualização de sistemas de manufatura.

Objetivo: evitar desperdício de tempo em validações físicas, comuns a essa metodologia, de alterações de processos e layouts.

Tempo de execução: 10 meses

Columbia (Simões Filho-BA)
Grande porte 

Desenvolvimento de modelo virtual das operações logísticas, a partir da digitalização de um pátio de contêineres alfandegado, com simulação de cenários distintos contemplando alternativas inovadoras com aporte de inteligência e automação

Objetivo: otimização dos fluxos de movimentação e aumento da capacidade de armazenagem

Tempo de execução: 10 meses


Conectividade
 

Audaces (Florianópolis-SC)
Médio porte

Desenvolvimento de um sistema para planejamento e otimização dinâmica para salas de corte na indústria do vestuário e afins, caracterizados por uma estrutura complexa e sujeitos a comportamentos estocásticos.

O sistema será genérico e capaz de receber dados de diferentes equipamentos de fabricantes distintos.

Tempo de execução: 12 meses

Fischer Frutas (Fraiburgo-SC)
Médio porte 

Desenvolvimento e implantação de um sistema integrado para tomada de decisão automatizada para fabricação de suco de maçã.

A partir de uma planta automatizada, serão criadas comunicações entre as máquinas, para que uma etapa do processo interaja com a próxima, permitindo o balanceamento do processo produtivo.

Tempo de execução: 12 meses


IKWEAI + Paradias (Recife-PE)
Pequeno porte 

Desenvolvimento de uma plataforma de Internet das Coisas (IoT) para pequenas e médias indústrias do setor terciário, com as finalidades de: análise de dados, otimização de produtos e integração entre clientes e serviços prestados.

Tempo de execução: 12 meses

Governança
 

 
Para entrar em contato com o SENAI e saber mais sobre a aliança Indústria+Indústria, envie um e-mail para: ind.mais.avancada@senai.br