soluções

VOLTAR

Conheça nossos produtos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) contribui para o aumento da competitividade da indústria brasileira por meio de serviços técnicos e tecnológicos. Para apoiar a inovação na indústria brasileira, a instituição conta com 26 onstitutos SENAI de inovação espalhados pelo país, 11 dos quais já são credenciados na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Os institutos de inovação atuam na criação de diversas soluções tecnológicas que atendam às necessidades de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas inovadoras de todos os portes e setores industriais. A rede de institutos soma uma equipe de mais de 630 profissionais qualificados, com, não só pesquisadores, mas também especialistas de setores jurídico, financiero, comunicação e gerenciamento de projetos, que dão suporte necessário às indústrias parceiras.

Os projetos podem ser contratados pelas empresas interessadas de forma direta ou por instrumentos de fomento à inovação, como Edital de Inovação para a Indústria, uma iniciativa do Sebrae, SESI e SENAI. Por meio do edital, as empresas recebem suporte financeiro e têm acesso à infraestrutura do SESI e do SENAI para o desenvolvimento de novos produtos e processos com potencial de aplicação industrial. Em 2018, a previsão de investimento do edital é de R$ 55 milhões.

A depender do tipo de contratação, as empresas atendidas podem ser parceiras do SENAI durante a execução dos projetos, atuando em cooperação no desenvolvimento das atividades. Mesmo que a empresa não escolha ser parceira, ela vai validar todas as entregas parciais, garantindo o alinhamento necessário das expectativas quanto aos riscos inerentes à inovação.

Com capital estrutural, intelectual e relacional fortemente orientados à inovação, os Institutos SENAI de Inovação oferecem uma série de vantagens a seus clientes de projetos de P&D, como por exemplo:



Conheça as principais áreas de negócios dos Institutos SENAI de Inovação, de onde derivam nossas soluções em P&D:

Sociedade & Mobilidade

Indústria

Saúde & Meio Ambiente

Química & Biotecnologia

Energia

Microeletrônica & TICs